quarta-feira, 7 de março de 2012

PÁSCOA - LIÇÃO


Lição : A Páscoa                                                                                                       Êxodo 11.1-12,42
Objetivo do Professor: Que a criança não salva aceite o pagamento do pecado feito por meio da morte de Cristo na cruz, em seu favor.
Verdade Central Relacionada a Criança : Confie em Deus para livrar você do castigo pelo seu pecado.

I - Introdução:
Imagine que você fosse informado de que uma forte tempestade estava se aproximando – tão forte que poderia destruir tudo à sua frente – mas recebe algumas instruções simples que podem lhe garantir proteção se a seguir a risca.
Você seguiria as instruções ? Claro que sim ! Você seria um tolo se não aceitasse a única maneira de não ser destruído pela tempestade. A Bíblia conta que os hebreus passaram por uma noite terrível de sofrimento e destruição muito pior do que qualquer tempestade. Se seguissem determinadas instruções, ficariam livres do que iria acontecer e de um rei cruel que os queria como escravos. Tudo isso começou no Egito com uma mensagem de Deus para o Faraó.

II – Andamento
             A. A fim de livrar o povo de Israel do cativeiro, Deus anunciou, por meio de Moiséis, uma décima e última praga – a morte de todos os primogênitos do Egito (Êx 11.1-8)
Os Israelitas eram escravos que sofriam debaixo da escravidão do cruel Faraó. Você e eu nunca fomos escravos de um rei malvado, mas somos escravos de outro modo. Cada um de nós nasce com um “desejo” de pecar que nos mantém escravos de satanás. O pecado é tudo que você pensa, diz ou faz que não agrada a Deus. Quando você continua mentindo para seus pais ou colando nas provas ou dizendo palavrões, está mostrando que é um escravo do pecado (Hb 2.14,15; Jo 8.34). Deus odeia o seu pecado porque o mantém longe dEle. (Leia Is 59.2) O castigo do pecado é a morte – o tipo de morte que significa ficar separado de Deus para sempre.(Leia Rm 6.23a) Mas Deus que libertar  você da escravidão no Egito.
               B. Deus deu a Moisés e Arão instruções para o povo hebreu seguir a fim de não serem atingidos pela praga que viria (Ex 12.1-13).
1.       Cada família devia escolher um cordeiro perfeito.
[O cordeiro era um tipo (figura) de Cristo. Deveria ter um ano e ser fisicamente perfeito, retratando a perfeição espiritual de Cristo.]
2.       Eles deviam matar o cordeiro, e passar o sangue nos batentes das portas e em cima da porta de suas casas.
[Alguns sugerem que esta  era uma figura da cruz, visto que o sangue era aspergido da vasilha sobre a parte superior da porta e depois nas duas estruturas laterais da mesma forma.]
3.       A família devia ficar dentro de casa a noite inteira, comendo o cordeiro assado com ervas amargas e pão sem fermeevia ficar denro de casa a noite inteira, comendo o cordeiro assado com ervas amargas e pa.]nto.
[O cordeiro devia ser assado inteiro, sem que nenhum de seus ossos fosse quebrado.(v.26). Esta é também uma figura da morte de Cristo(Jo 19.36b).]
                 C. O Senhor passaria por todo o Egito, levando a morte ao primogênito (filho mais velho) de cada família, enquanto os hebreus ficavam em suas casas sob a proteção do sangue (Ex 12.12,13).
Deus amava os israelitas e preparou um caminho  para escaparem do castigo da morte, se aplicassem o sangue nos batentes da porta. O sangue do cordeiro não só os livraria de morrer naquela noite, como também resultaria liberdade da escravidão. Deus também ama você. Ele o criou e quer que viva com Ele no céu. Foi por isso que preparou um caminho para você e eu escaparmos do castigo da morte eterna, e ficarmos livres da escravidão do pecado [(Rm 6.23) Esse caminho é por meio do Filho perfeito de Deus, o Senhor Jesus Cristo, que é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29).]
                  D. Moisés apresentou as instruções de Deus ao povo (Ex 12.21-23,28)
                  E. A noite da Páscoa começou, enquanto os hebreus esperavam em suas casas, proteg escravid porta.s idos pelo sangue nas portas (Ex 12.29,30).
È possível que eles tivessem ficado um pouco ansiosos ao ouvirem os gritos de tristeza nas casas dos egípcios. Mas, se tinham obedecido a Deus, passando o sangue em suas portas, não havia nada a temer. Deus prometeu protegê-los. Ele oferece também um meio de proteger você do castigo pelo pecado. O Senhor Jesus Cristo, o Filho perfeito de Deus, morreu na cruz para receber esse castigo por você. Ele morreu e derramou Seu sangue pelo seu pecado. (Leia 1 Jo 1.7b) Ele ficou separado de Deus Pai  para que você nunca tenha de separar-se dEle. Depois da morte de Jesus.Seu corpo foi colocado numa sepultura. Então, ao terceiro dia, Ele ressuscitou, provando que Deus aceitou o Seu pagamento pelo nosso pecado. Ele está vivo no Céu hoje e quer vir morar em você. Você pode, hoje mesmo, crer no Senhor Jesus como seu Salvador , e saber que não está mais debaixo do castigo da morte eterna, não é mais escravo do pecado, não é mais escravo de satanás. Você pode ser libertado por meio do sangue do Cordeiro de Deus! Os hebreus esperam a noite inteira, tendo fé na promessa feita por Deus de protegê-las e libertá-los.

III – Clímax
Os Egípicios estavam se lamentando, e os hebreus agradecendo a Deus, pelo livramento que tiveram por causa do sangue do cordeiro. Então, Faraó ordenou que o povo saísse, e Israel ficou livre!

IV – Final
              A. Conclusão
1.       O  povo partiu  levando grandes re!do, e os hebreus agradecendo a Deus, pelo livramento que tiveram por causa do sangue do cordeiroiquezas (Ex 12.31-42).
2.       Deus deu instruções a Moisés e Arão para comemorarem uma Páscoa especial todos os anos, a fim de se lembrarem daquela maravilhosa salvação (Ex 12.14-20, 24-27). [Nós, que já fomos salvos, devemos sempre relembrar nossa experiência de salvação, e orar agradecendo a Deus por ela.]
               B. Apelo (Não salvos)
Ao celebrar a Páscoa, os hebreus nunca mais se esqueciam de como haviam sido protegidos da morte pelo sangue e libertos da escravidão. Você foi salvo do castigo do is se esqueciam de como haviam sido protegidos da morte pelo sangue e libertos da escravidpecado ? Se não foi, pode ser salvo hoje. Deve estar pronto para reconhecer diante de Deus que é pecador. Deve crer que o Senhor Jesus morreu na cruz para receber  o seu castigo. A Bíblia diz... (leia At 16.31) Se crer de todo coração que o Senhorer de todo coraçrreu na cruz para receber  o seu castigo. Jesus morreu, derramando Seu sangue por você, pode ser salvo do castigo do pecado. Você quer crer em Jesus agora ? (Peça que as crianças abaixem a cabeça e fechem os olhos.) Se quiser crer no Senhor Jesus, olhe para mim. (Faça uma pausa até que se manifestem.) Os que olharam para mim podem procurar-me lsa atogo  que terminarmos (indique um lugar) para que eu mostre na Palavra de Deus como vocês podem saber que foram libertos do pecado.

Fonte : Bíblia de Recursos para Ministério Infantil - APEC

0 comentários:

Postar um comentário